Você tem uma RH ágil? No sentido figurado, ágil significa:
“leveza, desembaraço, vivacidade”.
Essas são sim algumas qualidade de um RH ágil. Um desafio extremamente necessário para enfrentar o momento em que vivemos com a pandemia do Coronavírus.
Leveza para encarar e adaptar-se rapidamente às mudanças. Desembaraço para resolver questões de forma eficiente. Vivacidade para contagiar e criar uma cultura que envolva a todos.
Sempre falamos sobre as constantes mudanças do mercado de trabalho, o impacto da tecnologia e a necessidade das empresas e dos profissionais de RH se reinventarem. O RH é uma das áreas chave diante de toda essa mudança, pois lida diretamente com pessoas, e são elas que precisam se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.
O que é RH ágil?
O RH ágil é um movimento por uma melhor cultura de trabalho, que se adapte rapidamente às mudanças e ajude a construir e dar suporte a uma rede de times capacitados, engajados, independentes e colaborativos.
Mas por que é que essa tal de abordagem ágil está tomando conta do mercado e, agora, da área de recursos humanos?
O Manifesto Ágil do RH, de 2019, listou em um documento o que RHs ágeis valorizam e como um time pode interagir para a alcançar agilidade. São eles:
- Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas
- Transparência mais do que sigilo
- Adaptabilidade mais do que prescrição
- Inspirar e comprometer-se mais do que gerenciar e reter
- Motivação intrínseca mais do que recompensas extrínsecas
- Ambição mais do que obrigação
O manifesto não é uma metodologia, mas uma modo de pensar, valores e princípios que podem ser aplicados nas organizações a fim de gerar uma equipe mais ágil.
Assim, baseado nisso, você pode encontrar o método que se adequa melhor para sua equipe e empresa.
Ágil para que?
Métodos tradicionais de organização não fazem mais sentido para a maioria das empresas hoje, especialmente com o Coronavírus e a demanda de adaptação das organizações e colaboradores. Novas necessidades são criadas, novos serviços, novas demandas e desafios exigem do profissional de RH novas formas de planejamento e execução de projetos, e equipes cada vez mais eficientes na resolução de problemas e tarefas.
É papel do RH se adequar a essa nova forma e estimular os setores da empresa a fazerem o mesmo, gerando um ambiente de agilidade, mesmo em home office.
Veja também 5 Ted Talks que todo profissional de RH precisa ver.
Como ser um RH ágil na prática?
- Estímulo ao crescimento pessoal:
Promover e estimular ações para crescimento pessoal da equipe com o objetivo de para aproveitar e potencializar os diferentes pontos fortes e talentos dos colaboradores.
- Motivação e envolvimento:
Pessoas felizes em seus locais de trabalho desenvolvem melhor suas tarefas. É um desafio conseguir garantir isso no trabalho remoto, mas, pelos menos, deve existir um direcionamento para que as equipes tenham em seus ambientes tudo o que precisam para trabalharem da melhor forma.
- Sem medo de mudar:
Mudanças sempre vão acontecer e, muitas vezes, são necessárias ou obrigatórias como a que estamos vivendo hoje. Dentro de uma empresa, é comum que hajam diversas mudanças, desde as menores, que envolvem o ambiente físico, até as maiores, que envolvam processos e lideranças. O RH ágil não só acolher a mudança como a incentivará quando ela é bem-vinda.
Contrato de estágio durante a Pandemia do coronavirus: como fica?
- Colaboração:
Vivemos em uma época propícia para troca de informações e experiências. A era da colaboração e da cocriação no trabalho é uma ótima oportunidade para potencializar talentos e criar novas soluções. O RH ágil enxerga isso e trabalha para conectar equipes e pessoas a fim de gerar impactos positivos na organização e na sociedade.
Veja mais sobre Tecnologia no setor de RH!
