Sua empresa tem um RH ÁGIL?

Você tem uma RH ágil? No sentido figurado, ágil significa:

“leveza, desembaraço, vivacidade”.

Essas são sim algumas qualidade de um RH ágil. Um desafio extremamente necessário para enfrentar o momento em que vivemos com a pandemia do Coronavírus.

Leveza para encarar e adaptar-se rapidamente às mudanças. Desembaraço para resolver questões de forma eficiente. Vivacidade para contagiar e criar uma cultura que envolva a todos.

Sempre falamos sobre as constantes mudanças do mercado de trabalho, o impacto da tecnologia e a necessidade das empresas e dos profissionais de RH se reinventarem. O RH é uma das áreas chave diante de toda essa mudança, pois lida diretamente com pessoas, e são elas que precisam se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.

O que é RH ágil?

O RH ágil é um movimento por uma melhor cultura de trabalho, que se adapte rapidamente às mudanças e ajude a construir e dar suporte a uma rede de times capacitados, engajados, independentes e colaborativos.

Mas por que é que essa tal de abordagem ágil está tomando conta do mercado e, agora, da área de recursos humanos?

O Manifesto Ágil do RH, de 2019, listou em um documento o que RHs ágeis valorizam e como um time pode interagir para a alcançar agilidade. São eles:

  • Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas
  • Transparência mais do que sigilo
  • Adaptabilidade mais do que prescrição
  • Inspirar e comprometer-se mais do que gerenciar e reter
  • Motivação intrínseca mais do que recompensas extrínsecas
  • Ambição mais do que obrigação

O manifesto não é uma metodologia, mas uma modo de pensar, valores e princípios que podem ser aplicados nas organizações a fim de gerar uma equipe mais ágil.

Assim, baseado nisso, você pode encontrar o método que se adequa melhor para sua equipe e empresa.  

Ágil para que?

Métodos tradicionais de organização não fazem mais sentido para a maioria das empresas hoje, especialmente com o Coronavírus e a demanda de adaptação das organizações e colaboradores. Novas necessidades são criadas, novos serviços, novas demandas e desafios exigem do profissional de RH novas formas de planejamento e execução de projetos, e equipes cada vez mais eficientes na resolução de problemas e tarefas.

É papel do RH se adequar a essa nova forma e estimular os setores da empresa a fazerem o mesmo, gerando um ambiente de agilidade, mesmo em home office.

Veja também 5 Ted Talks que todo profissional de RH precisa ver.

Como ser um RH ágil na prática?

  1. Estímulo ao crescimento pessoal: 

Promover e estimular ações para crescimento pessoal da equipe com o objetivo de  para aproveitar e potencializar os diferentes pontos fortes e talentos dos colaboradores.

  1. Motivação e envolvimento:

Pessoas felizes em seus locais de trabalho desenvolvem melhor suas tarefas. É um desafio conseguir garantir isso no trabalho remoto, mas, pelos menos, deve existir um direcionamento para que as equipes tenham em seus ambientes tudo o que precisam para trabalharem da melhor forma. 

  1. Sem medo de mudar:

Mudanças sempre vão acontecer e, muitas vezes, são necessárias ou obrigatórias como a que estamos vivendo hoje. Dentro de uma empresa, é comum que hajam diversas mudanças, desde as menores, que envolvem o ambiente físico, até as maiores, que envolvam processos e lideranças. O RH ágil não só acolher a mudança como a incentivará quando ela é bem-vinda.

Contrato de estágio durante a Pandemia do coronavirus: como fica?

  1. Colaboração:

Vivemos em uma época propícia para troca de informações e experiências. A era da colaboração e da cocriação no trabalho é uma ótima oportunidade para potencializar talentos e criar novas soluções. O RH ágil enxerga isso e trabalha para conectar equipes e pessoas a fim de gerar impactos positivos na organização e na sociedade.

Veja mais sobre Tecnologia no setor de RH!

logo fácilcon
Solicite sua demonstração gratuita aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s