RH em tempos de Coronavírus: como enfrentar a crise

É fato que o Coronavírus mudou a rotina de pessoas do mundo inteiro e, principalmente, o mercado de trabalho. Empresas, RHs e colaboradores precisam se adaptar rapidamente a nova rotina.

Veja quais atitudes o profissional de RH pode tomar para ser mais estratégico, assertivo e continuar gerindo bem os colaboradores em meio a crise do COVID-19.

Tomada de decisão rápida e estratégica

Não fazer nada é a pior atitude nesse momento.

O estudo RHs em Rede: Perguntas para Esse Tempo mostrou que 64% dos profissionais da área de Recursos Humanos acham que a capacidade de adaptação precisa ser intensificada nesse período de Coronavírus. 

Por isso, é importante que a liderança da empresa analise bem a estrutura da corporação para definir quem é essencial e estratégico para a empresa nesse momento. Além de outras ações que já estão sendo tomadas, como adiantamento de férias coletivas.

Processos seletivos durante a pandemia do Coronavírus

O ideal é não só manter, mas reforçar a comunicação com os candidatos. Muitas vezes, os processos seletivos levam meses para serem concluídos, e, como ainda não há uma previsão de quando haverá normalização deste cenário de isolamento social, uma interrupção no processo “(…) pode levar a empresa a perder bons candidatos pelo caminho”, diz Paulo Lazári, CEO da Recrutei, em entrevista para o site www.itforum365.com.br.

Por isso, se possível, o melhor é manter os processos para não gerar descrédito ou perda de confiança do candidato para com a empresa.

Veja também: Contrato de estágio durante a Pandemia do Coronavírus: como fica?

Comunicação clara

Ter canais de comunicação muito bem definidos e mantê-los atualizados é de extrema importância para que o RH consiga gerenciar sua equipe, evitar mal entendidos e erros.

É hora também de ouvir melhor os colaboradores, afinal, todos nós estamos passando juntos por essa crise e quem sabe não é da sua equipe que pode vir uma ideia ou iniciativa bacana para enfrentar essa pandemia?

Além disso, é uma época em que precisamos de muita inteligência emocional para lidar com a situação, as incertezas e nos adaptarmos às novas formas de trabalho. Por isso, estabelecer uma comunicação aberta, fluida e transparente com a equipe é essencial. Os stakeholders também precisam, mais do que nunca, estar bem informados das ações da organização.

Como manter a produtividade dos funcionários no home office?

Estabeleça metas e prioridades: estão todos cientes do seu papel e do que é esperado e, portanto, será cobrado de cada um? Com isso, não haverá mal entendidos e existirá equilíbrio para organizações e seus funcionários.

Estabeleça reuniões de check-in diárias ou semanais: verificar e garantir que as metas estabelecidas sejam cumpridas é métrica para avaliar a produtividade do funcionário e o sucesso na realização das tarefas estabelecidas. É bom para o RH e para a equipe.

Comunicação aberta e empatia: veja este exemplo do Nubank. A fintech enviou cadeiras ergonômicas para seus funcionários em home office. Sabemos que nem todas as empresas têm como fazer isto, mas é só uma representação de que é necessário que o RH verifique aspectos sobre bem-estar e até eventuais problemas que os colaboradores possam estar sentindo mesmo estando em home office.

Veja também: 3 dicas para ser mais produtivo no trabalho

RH automatizado

O RH se tornou estratégico nas organizações. Por isso, nada melhor do que automatizar tarefas burocráticas para focar a atenção no que de fato exige pensamento crítico, estratégico e criativo.

São diversas ferramentas de gestão e automação no mercado que facilitam a vida do profissional de RH, que evitam o contato físico, a locomoção para outros lugares, o acesso de outros colaboradores etc.

Este é um momento delicado que vai exigir muita resiliência por parte de todos. Para o RH, o importante é: agir estrategicamente, manter uma comunicação clara e aberta com sua equipe, gerencia-los no período de home office estabelecendo rotinas e metas e automatizar processos burocráticos do dia a dia.

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