Quem já trabalha com estagiários sabe que há alguns documentos que precisam ser feitos e estar sempre atualizados. Por exemplo: o contrato de um estagiário é o chamado Termo de Compromisso de Estágio(TCE).
Nele precisam estar todas as informações referentes as atividades que serão exercidas, como horário de trabalho, seguro de vida, valor da bolsa-auxílio, responsabilidades e dados das partes envolvidas.
Além disso, quando alguma dessas informações muda, um aditivo deve ser feito no contrato mostrando a mudança. A demora para conseguir concluir todos esses processos e ter em mãos esses documentos é grande quando se usa agente integrador convencional.
E velocidade da era da informação exige agilidade dos profissionais, independente da área de atuação. Então, listamos algumas razões porquê automatizar a gestão dos seus estagiários vai te poupar muito tempo e dinheiro!
A automatização te dá informação rápida e acessível
Atualmente é arcaico pensar que se leva 3 ou 4 dias para conseguir ter o TCE do seu estagiário pronto. Ou mesmo fazer um aditivo no contrato se seu estagiário mudar de horário, por exemplo.
A automatização da gestão de estagiários te permite ter acesso imediato aos Termos de Compromissos de Estágio, férias, fechar folhar de pagamento, poder fazer rescisões e aditivos com apenas alguns cliques.
Isso agiliza o tempo de resposta das empresas, que não precisam esperar para receber as informações necessárias. Com o contrato pronto, o estagiário apenas o encaminha para a instituição de ensino e pode começar suas atividades.
Menor custo
No caso dos estagiários, é mais comum que as empresas utilizem agentes integradores, que cobram 10% sobre o valor da bolsa de cada estagiário.
Entretanto, quando se utiliza sistemas de autogestão, esse intermediário é eliminado. Por isso, o gasto reduz bastante! Isso porque o valor cobrado é pela a utilização de um sistema, uma licença de uso, e não por um serviço que você mesmo pode realizar.
Maior controle
Ter as informações dos seus estagiários acessíveis te dá mais controle sobre os processos que envolvem a gestão dos contratos. Quando se usa um sistema de automatização, há também a possibilidade de ser alertado automaticamente sobre prazo de encerramento de contrato, prevenir erros em datas, entre outros.
Este é um tempo precioso que se ganha com a conclusão de todos os processos, sem a dependência de terceiros.
Geração de relatórios
Em modelos convencionais de contratação, a empresa não tem acesso a estatísticas sobre o perfil dos seus estagiários. Essas informações são úteis para ampliar sua visão e fazer um diagnóstico completo desse setor, principalmente no caso de empresas que possuem muitos estagiários.
Quando há dados sobre quantos deles estão em seu último ano de contrato, por exemplo, é possível planejar ações de contratação ou rescisão com antecedência. Planejamento e organização evitam dores de cabeça e melhoram a gestão de qualquer setor.
Poder de decisão para o RH
De posse de todas essas informações e dados, o tempo de resposta aumenta bastante. Com a automação não existem mais intermediários e o próprio RH pode contratar, rescindir contratos, fazer aditivos e tudo o que for necessário com poucos cliques.
A disponibilidade dessas informações de maneira simples, prática e ágil permite que as decisões sejam mais assertivas. O resultado é o aprimoramento do trabalho desse profissional e melhoria dos processos.
