As 4 principais vantagens de ter estagiário


Você ou sua empresa ainda não utiliza estagiário no quadro de funcionários? Fique atento as oportunidades que você está perdendo em ter alguém motivado e disposto a aprender. As 4 principais vantagens de ter estagiário.


E se você já os utiliza, aproveite para refletir sobre o assunto e, quem sabe, compartilhar com a sua equipe a maneira como a interação entre empresa e estagiário pode melhorar ainda mais!


1. Menor custo

O valor para contratar um estagiário já é menor por conta do nível de experiência e qual ificação do aluno. Além disso, como  o estágio não caracteriza vínculo empregatício, a empresa não paga encargos sociais, trabalhistas ou previdenciários. No caso de estágio não obrigatório, aquele em que o estudante opta por exercer a atividade, acrescendo à sua carga horária regular e obrigatória, a obrigação da parte concedente de estágio é pagar a bolsa-auxílio e o auxílio-transporte do estagiário.

Entretanto, a empresa é livre para decidir dar outros tipos de benefícios, como alimentação ou plano de saúde, se assim desejar, sem que isso seja uma obrigação.

A fácilCON é uma empresa que decidiu inovar a gestão de estagiários. Através do nosso sistema de autogestão, a empresa tem mais controle e autonomia nesse setor. O custo também é menor, não sendo cobrado a porcentagem sobre o valor da bolsa de cada estagiário, como faz um agente integrador convencional, por exemplo.

2. Compartilhar conhecimento

Cada estagiário precisa ter um supervisor, alguém da empresa que o acompanhará, definindo e supervisionando suas ações. Como o estágio precisa estar relacionado com a área de formação educacional do aluno, ele acaba exercendo suas funções com mais dedicação e motivação para aprender.

Uma boa experiência de estágio marca para sempre o estudante, gerando valor afetivo a quem passa pela empresa. Ponto muito positivo! O supervisor é como o mentor de um aluno que tem, no estágio, a possibilidade de aprender na prática tudo aquilo que vê em sala de aula. O que nos leva a próxima vantagem.

3. Possibilidade de efetivação

O contrato de estágio tem, obrigatoriamente, a duração máxima de dois anos por empresa. A empresa que utiliza estagiários pode, além de compartilhar seu conhecimento, efetivar um profissional “criado” na sua empresa.

E sabemos como é importante ter no quadro de funcionários pessoas que tenham a identidade da empresa, que conheçam a cultura organizacional dela, seus valores e sua missão. Tudo isso não pode ser adquirido apenas através do currículo, mas é algo que se passa adiante, e que leva tempo para aprender.

4. Formar futuro profissional do mercado

Indo ao encontro de tudo o que foi falado, a última vantagem de ter um estagiário que listamos é a de poder formar um profissional do mercado. “Há, mas não tem benefício em formar alguém que pode ser meu concorrente amanhã!”, você pode pensar.

Entretanto, pensamentos desse tipo é que não trazem benefícios. Ser responsável por formar bons profissionais é também uma forma de contribuir para fortalecer seu setor de atuação e a economia em geral. Além disso, não é um concorrente que pode “te derrubar”, mas sim a falta de renovação e estagnação da sua empresa ou mesmo da vida profissional. A cada dia surgem novos aplicativos, softwares, ferramentas, possibilidades. O mercado exige dos profissionais e empresas cada vez mais eficiência e qualidade. Cabe a nós aproveitarmos a revolução da tecnologia e usá-la ao nosso favor.

Quer saber mais sobre como fazer a autogestão dos seus estagiários sem agente integrador? acesse nosso site!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s