Inteligência emocional: lições sobre as demissões na Editora Abril

A notícia do fechamento de vários títulos da Editora Abril, entre eles, Veja Rio, Cosmopolitan e Elle, deixou muita gente triste e surpresa. Mas, o que a inteligência emocional pode nos ensinar sobre isso? Bom, o objetivo do texto não é discutir a crise no mercado editorial brasileiro, nem os motivos que levaram a tal decisão. Queremos discutir como isso pode servir de alerta para profissionais de todas as áreas.

Pelo menos 500 funcionários foram demitidos e juntaram-se aos 13 milhões de desempregados hoje no Brasil. “Mas, o que isso tem a ver com comigo?” TUDO! Esteja você empregado ou não, saiba que tipos de habilidades são importantes para que, mesmo num cenário de crise, você consiga se destacar.

Não dependa do mercado

Já falamos aqui no blog sobre o Mindset para ter sucesso profissional.

“Se livre dos rótulos pessimistas, pois pensamentos produzem sentimentos. Estes, por sua vez, geram ações. E são elas que determinam se teremos sucesso ou não”.

Portanto, nunca foi tão necessário investir em si mesmo e desenvolver habilidades que te façam único nesse mercado tão competitivo.

Uma notícia recente falou sobre como algumas empresas estão adotando o modelo de contratação “às cegas”. São currículos que não trazem informações básicas, como o nome, a idade ou o endereço, pelo menos nas etapas iniciais do processo seletivo. Os testes são mais práticos e permitem avaliar os candidatos por suas competências e habilidades. Isso gera mais diversidade e menos preconceito. Não dependa do mercado. Ao contrário, torne-se o profissional que ele jamais pensaria em deixar de fora!

Inteligência emocional

Este é outro fator que ajuda qualquer profissional a se destacar no mercado de trabalho: a inteligência emocional. De acordo com o criador do conceito, Daniel Goleman, a inteligência emocional tem como habilidades:

  • Autoconhecimento emocional
  • Controle emocional
  • Automotivação
  • Empatia
  • Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)

Este ultimo é ainda mais determinante para o sucesso profissional. Isso por que as atividades que você desenvolverá num trabalho podem ser ensinadas e aprendidas, técnicas podem ser aprimoradas.

O grande desafio das empresas é encontrar profissionais com habilidades socioemocionais, ou seja, aqueles que conseguem lidar bem com os desafios do cotidiano com equilíbrio e perseverança.

A lição que precisamos tirar do fechamento dos títulos da Abril é a de que tornou-se ainda mais necessário ter seus projetos pessoais, metas e habilidades muito bem consolidadas. Assim, mesmo no cenário de crise, há oportunidades para aqueles que se destacam.

logo fáicilCON

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s