Recrutamento e seleção: como a tecnologia pode ajudar?

Uma empresa de RH precisa de agilidade e também de assertividade na hora de fazer recrutamento e seleção. Por isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada nos processos de seleção e gestão de estágio.

Veja como um sistema de gestão pode ser útil e torna-se imprescindível para recrutar, contratar e gerir estagiários.

Como contratar o melhor estagiário?

Ao iniciar um processo seletivo de um estagiário, atente-se para esses 5 fatores:

  1. Estabeleça o perfil ideal
  2. Conheça a Lei de Estágio
  3. Atraia os candidatos certos para a vaga
  4. Analise competências técnicas e comportamentais
  5. Experiência com trabalho voluntário e extracurricular também contam

Mas, é claro que você vai precisar de tempo para isso. É aí que entra a tecnologia, uma parceira para ajudar a automatizar tarefas burocráticas e deixar o RH mais livre para ser estratégico no processo.

Sistema de gestão para recrutamento e seleção de estagiários

É inegável o quanto um sistema de gestão melhora na eficiência do setor de RH. A grande quantidade de dados e informações é melhor armazenada, organizada e gerida em um software do que em papéis ou planilhas.

Principalmente quando falamos de recrutamento e seleção de estagiários, em que as mudanças são mais frequentes do que no caso de um CLT, o tempo de contrato é menor e há outras exigências da Lei.

Por isso, é importante contar com a ajuda da tecnologia também nos processos seletivos, pois, dessa forma, garante-se que será um processo eficiente.

Anúncio de Vagas

O Sistema fácilCON recentemente implementou o fácilVAGAS, para anúncio e gestão completa de vagas. Assim, o RH pode anunciar vagas de recrutamento seleção, menor aprendiz e estágio a partir do seu site, receber currículos e fazer toda a gestão até o fechamento da vaga.

Isso dá mais controle aos profissionais de RH do andamento do processo, desde o anúncio da vaga, permitindo que ele ocorra da melhor forma, sem erros e com mais qualidade.

Para as vagas de estágio, os clientes fácilCON podem importar os dados do estagiário para o sistema e gerar os documentos automaticamente.

Organização e Gestão

O armazenamento em nuvem é outra vantagem de usar sistemas de gestão também no recrutamento e seleção de estagiários. Afinal, são diversos processos seletivos e vagas para fechar, e, depois da contratação, diversos processos da Lei de Estágio que devem ser cumpridos.

Veja também: Estou descumprindo a Lei de Estágio?

A organização e fácil acesso a documentos, avaliações, testes, etc, é essencial para simplificar e deixar o processo mais rápido e eficiente. Além disso, um sistema mantem tudo registrado e atualizado, assim o RH sabe exatamente como está o fechamento de cada vaga, podendo cobrar agilidade das pessoas certas e ainda medir a produtividade dos colaboradores de maneira assertiva.

Produtividade e economia de tempo

A otimização desses processos e desburocratização economiza o tempo do recrutador e gera mais produtividade ao setor.

Com mais eficiência no recebimento, organização e análise dos currículos recebidos, o RH poupa o tempo que antes era gasto em tarefas burocráticas, concentrando-se agora em ser mais estratégico e dedicando-se a melhor avaliação dos candidatos nos processos de recrutamento e seleção.

Veja 9 pontos a considerar ao recrutar estagiários.

Menos custos, mais assertividade

Além do esforço, poupa-se dinheiro também. O custo de um sistema de gestão é muito menor do que o gerado pelo tempo consumido em processos sem automatização e exige menos pessoas para isso. O que afeta diretamente a folha de pagamento da empresa.

Ainda considera-se o fato de que a assertividade no processo seletivo é muito maior quando ele é organizado e bem avaliado e acompanhado pelo RH. A qualidade do trabalho é elevada, o que agrega muito valor para empresa e para os colaboradores.

Segurança das informações

Por fim, a segurança das informações é outro fator importante ao considerar utilizar um sistema de gestão para recrutamento e seleção de estagiários ou menor aprendiz.

Afinal, documentos do candidato e da empresa são digitalizados e armazenados no software. Por isso, acaba sendo mais seguro do que trabalhar com planilhas e papéis dos quais não há como fazer um controle de acesso restrito.

Por isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada nos processos de recrutamento e seleção de estagiários e também de gestão. Dessa forma, as empresas ganham em qualidade e assertividade no serviço prestado, aumentando sua produtividade e organização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s