Hoje é o Dia do Psicólogo! Um profissional que exerce a importante função de promover autoconhecimento, autoavaliação e autocrítica, levando as pessoas a agirem, superarem tramas e vencerem seus medos.
No RH o psicólogo tem o objetivo de promover um ambiente organizacional que contribua para o bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores, gerando crescimento profissional para eles e resultados para as organizações.
Afinal, as empresas já sabem que a produtividade e a motivação de seus funcionários impacta diretamente no seu desempenho laboral. Para isso, o profissional de RH tem papel importante. Saiba mais sobre ele.
A PSICOLOGIA
A psicologia se tornou profissão em 1962, e isso só aconteceu por causa da mobilização de vários profissionais da área na época, que estavam determinados a lutarem pela regularização e reconhecimento de sua profissão. Sete anos mais tarde, foi criado formalmente o Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Psicologia deriva do grego “psyche”, que significa mente ou alma e “logos” que significa conhecimento, razão, estudo ou razão
Então, podemos compreendê-la como o estudo da mente ou ciência da alma. O psicólogo estuda a alma, a mente humana. Por isso é um profissional tão essencial no ambiente corporativo, já que empresas são feitas por pessoas, e gerir pessoas pode determinar o sucesso ou não de uma empresa.
O Profissional da Psicologia no ambiente corporativo
“A psicologia no RH tem capacidade para melhorar os processos internos das organizações e a qualidade de trabalho e de vida dos colaboradores.”
Fonte: Educa Mais Brasil

O psicólogo é um profissional importante em diversas áreas. Isso porque no ambiente corpotativo ele presará pela saúde e bem estar da equipe. O que impacta diretamente na performance e produtividade dos times, e, consequentemente, na empresa.
Desde a Revolução Industrial, só vem crescendo a demanda por pessoas cada vez mais qualificadas, por ambientes de trabalho que estimulem os colaboradores, por processos e relações saudáveis dentro das organizações, trabalho em equipe etc.
Por isso, o trabalho de um bom psicólogo na área de recursos humanos gera impactos nas empresas como a redução dos índices de absenteísmo e rotatividade, melhora no comportamento humano e nas relações, mais clareza na comunicação e feedback, maior motivação e satisfação, entre outros fatores.
Veja também Gestão de contratos de estágio: por que fazer?
O RH E A PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
Assim como na psicologia organizacional, o profissional de RH tem seu foco nos processos de recrutamento e seleção, no treinamento e desenvolvimento da equipe, na diminuição do turnover, na avaliação de desempenho, no planejamento de cargos e salários, gestão de conflitos etc.
Ou seja, o RH reúne conhecimentos teóricos e práticos para lidar da melhor forma com a relação entre a empresa e os seus colaboradores. Dessa forma, têm um papel importante para estabelecer um ambiente de trabalho saudável para todos.
Veja também RH 3.0: o que é e quais são as tendências para o futuro dos recursos humanos
PSICOLOGIA DO TRABALHO X PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A psicologia do trabalho compreende ao estudo do homem no seu trabalho. Portanto, foca em questões como a melhora das relações interpessoais e medidas preventivas de saúde e segurança, por exemplo.
Já a psicologia organizacional integra recursos humanos e materiais para integrar a empresa como um todo. Faz, por exemplo, o diagnóstico organizacional, se ocupa dos processos seletivos de pessoas que agregarão mais à organização, aplica treinamentos de liderança e entre outros papeis.
Gerir pessoas utilizando aspectos psicológicos só traze benefícios para as organizações. Um ambiente organizacional melhor dá condições para que as pessoas trabalhem bem, constrói equipes produtivas, forma líderes e colaboradores que ouvem melhor e dão melhores feedbacks.
Tudo isso contribui para a expansão de empresas e construção de boas equipes.
