“Você tem que estar preparado para as novas demandas”.
A frase é do diretor-geral do LinkedIn para a América Latina, Milton Beck. Aquela imagem do estagiário que faz cafézinho e tira xerox está ficando cada vez mais esquecida.
No Dia do Estagiário vamos mostrar quais características as empresas têm valorizado e quais as profissões tem tido maior demanda e tendência de crescimento para o futuro.
BOLSAS DE ESTÁGIO MAIORES
Mesmo com a pandemia do Coronavírus, podemos comprovar essa valorização do estagiário pelo aumento da média nacional de bolsa oferecida, que já ultrapassa R$ 1.000, e a contínua procura das empresas por essa força de trabalho.
Os estagiários têm baixo custo para as empresas e podem ser uma força de trabalho desenvolvida e lapidada dentro da própria instituição. Além disso, eles vêm para o mercado de trabalho com mais garra e sede por aprender. Eles querem mais do que um salário alto.
CARACTERÍSTICAS DO ESTAGIÁRIO MAIS VALORIZADAS PELAS EMPRESAS
Mente sem “vícios”
Jovens têm um potencial de aprendizado enorme. Para muitas empresas, é muito melhor lapidar e preparar alguém desde o início de sua carreira profissional para assumir cargos estratégicos no futuro, além de fortalecerem seu employer branding.
Ensináveis
As empresas reconhecem que o estagiário de hoje pode ser o gestor/diretor do amanhã. Dessa forma, muitas têm desenvolvido programas de estágio que visam formar verdadeiros líderes que tenham o DNA da empresa.
Conectados
Nada como alguém que tenha um olhar inovador e conectado com as novidades do mundo. E isso não se resume apenas as novas tecnologias, mas a visão de mundo e relacionamentos que o olhar de um jovem estagiário pode trazer para uma empresa.
Sede por aprendizado
A democratização do acesso a informação tem despertado jovens cada vez mais curiosos e muitos autodidatas. Dessa forma, muitos veem na experiência do estágio uma forma de por em prática tudo o que a teoria os ensina.
Veja as 25 melhores empresas para estagiar no Brasil, segundo os estagiários
15 profissões mais buscadas pelo mercado de trabalho no Brasil
O levantamento foi realizado pelo LinkedIn, com os dados coletados entre 2015 e 2019.
Segundo o diretor-geral do LinkedIn para a América Latina, Milton Beck, “você tem que estar preparado para as novas demandas”.
Confira a lista
- Gestor(a) de mídias sociais
- Engenheiro(a) de cibersegurança
- Representante de vendas
- Especialista em sucesso do cliente
- Cientista de dados
- Engenheiro(a) de dados
- Especialista em Inteligência Artificial
- Programador(a) de JavaScript
- Investidor(a) Day Trader
- Motorista
- Consultor(a) de investimentos
- Assistente de mídias sociais
- Desenvolvedor(a) de plataforma Salesforce
- Recrutador(a) especialista em Tecnologia da Informação
- Coach de metodologia Agile
RESUMO DA LEI DE ESTÁGIO
A Lei do Estágio permitiu que pessoas jurídicas, órgãos da administração pública e profissionais liberais pudessem contratar estagiários, e regularizou as relações entre empresa, instituições de ensino e estudantes. Veja um breve resumo da Lei:
- A empresa contratante deve ter um funcionário responsável pela orientação do estudante;
- Enviar relatórios das atividades desenvolvidas para a instituição de ensino;
- Contratação de seguro contra acidentes pessoais;
- As horas de estágio não devem ultrapassar a jornada de seis horas diárias e 30 semanais; em dias de prova, a jornada deve ser reduzida a metade;
- O tempo máximo de permanência numa mesma empresa é de dois anos;
- A cada ano, o estagiário tem direito a 30 dias de férias;
- A quantidade de estagiários que uma empresa pode ter é: uma empresa com 25 funcionários ou mais pode ter até 20% da equipe na categoria estágio.
Quem pode ser estagiário?
Podem ser estagiários estudantes que estejam frequentando o ensino regular, em instituições de ensino superior, educação profissional, ensino médio, educação especial, nos anos finais do ensino fundamental, e também na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.⠀⠀
Quais as obrigações da empresa com o estagiário?
- Celebrar o Termo de Compromisso de Estágio e zelar pelo seu cumprimento;
- Proporcionar um ambiente que tenha condições;
- Indicar um funcionário para supervisionar o estagiário.
Confira os outros requisitos para contratação.
O que pode acontecer caso descumpra a Lei de Estágio?
O descumprimento da Lei de Estágio caracteriza vínculo empregatício com a parte concedente. Isso significa que se aplica a essa relação todos os aspectos da legislação trabalhista e previdenciária, que não cabem na relação de estágio. A punição acontece apenas quando há reincidência no descumprimento da Lei. Nesse caso, a unidade concedente de estágio ficará impedida de receber estagiários por dois anos.
