Hoje é o Dia do Profissional de RH!

Um profissional estratégico no atual mercado de trabalho, que se dedica não só aos processos de recrutamento e seleção e setor de departamento pessoal, como também participa ativamente da elaboração e execução das políticas de gestão da organização, treinamento e desenvolvimento de pessoal, entre outras funções.
Por isso, para comemorar o Dia do RH, separamos 8 dicas para fazer gestão de pessoas com qualidade.
1. DÊ BONS FEEDBACKS
Dar e receber feedbacks é essencial para a evolução de qualquer profissional. O objetivo de dar feedbacks é manter as expectativas alinhadas, traçar metas e crescer. Por isso, o RH precisa aprender a dá-los sem dramas, mas com clareza e respeito.
4 dicas simples para dar bons feedbacks:
- Quebre o gelo e resuma sobre o que vai falar antes de começar
- Comece pelos pontos fortes e apresente dados/exemplos reais sobre isso
- Fale sobre os pontos fracos ou de melhoria e também apresente dados/exemplos reais sobre isso
- Termine traçando um plano de ação com o colaborador, apontando soluções
2. SEJA TRANSPARENTE
Clareza e objetividade sempre! Tanto empresa quanto colaborador precisam saber sobre o que se espera/necessita de cada um. Por isso, evite “meias palavras”, deixe tudo muito bem explicado, tire dúvidas e confira se a pessoa realmente entendeu o que você disse. Isso poupará tempo, evitará controvérsias e fofocas, e você terá mais agilidade.
3. RECONHEÇA TALENTOS
“O trabalho faz parte, o não reconhecimento é que magoa.” Já ouviu algo parecido? Não tenha medo de parabenizar seus colaboradores por metas atingidas, boas ideias ou ações bacanas realizadas.
O reconhecimento é um forte motivador.
4. LIDERE PELO EXEMPLO
Imagine se Gandhi tivesse pedido a paz fazendo guerra? O profissional de RH sabe o poder do exemplo e como isso fortalece e gera confiança aos colaboradores. É preciso mostrar o caminho, ensinar, delegar, cobrar e orientar, sendo, primeiramente, o líder que a equipe pode seguir.
5. INVISTA EM CAPACITAÇÃO
A tecnologia evolui cada vez mais rápido, assim como os hábitos e a vida das pessoas também muda com mais frequência. Por isso, é essencial para um RH ter um time qualificado e atualizado. Treinamentos e coaching deveriam ser rotina nas empresas.
Veja também: A reinvenção do RH na Era da Inovação
6. ACOMPANHE A EVOLUÇÃO
Registre a evolução dos colaboradores. Só assim você saberá o quanto cada um melhorou ou não, e poderá cobrar e ajudar da melhor forma.
7. PROMOVA A DESCONTRAÇÃO
Em tempos de pandemia do Coronavírus e distanciamento social fica mais complicado realizar happy hour, passeios e outras atividades pessoalmente. Mas, o RH pode promover, mesmo que on-line, aquele cafezinho da tarde, com alguns minutos para falar de outros assuntos ou mesmo para discutir temas do interesse de todos.
Momentos de descontração e socialização são essenciais para que a equipe se conheça e esteja entrosada.
RH, Coronavirus e os colaboradores: veja as ações de grandes empresas
8. RETENHA TALENTOS
Não é preciso ter medo de perder colaboradores por investir neles. Se você fizer tudo certo e também investir nas pessoas certas, que têm o DNA da empresa, ela crescerá e os talentos vão evoluir junto. Ao invés de saírem, eles continuarão ao seu lado porque veem que vale a pena.
Utilize essas dicas para aprimorar sua gestão. Feliz Dia do Profissional de RH!