Para o RH 3.0, agilidade e produtividade são leis!
Mas, primeiro vamos quebrar os mitos da produtividade no mercado de trabalho:
- Ser produtivo não é estar ocupado
- Ser produtivo não é fazer o maior número de tarefas possíveis
- Ser produtivo não tem a ver com o número de reuniões que você faz
Então, o que é ser produtivo?
“Produtividade nunca é um acidente. É sempre o resultado de um comprometimento com a excelência, inteligência, planejamento e esforço focado”.
Paulo J. Meyer
Hoje, ser produtivo tem mais a ver com fazer o que realmente precisa ser feito, saber eleger prioridades e lidar com as constantes mudanças no ambiente de trabalho. Por isso, veja 3 dicas para ser mais produtivo no trabalho.
ORGANIZE SUAS DEMANDAS E PRAZOS
Como cumprir tarefas e prazos se você não souber quais são eles e quando entrega-los? Portanto, comece o dia ou termine o dia anterior organizando o que precisa ser feito, priorizando pelas mais importantes e mais urgentes.
Uma dica: se puder, comece pelas tarefas mais simples e rápidas, assim, você já se anima para as próximas e elimina itens da sua lista nas primeiras horas do dia.
Veja aqui a competência que te coloca a frente dos outros profissionais de Recursos Humanos.
EM QUAL HORÁRIO VOCÊ É MAIS PRODUTIVO?
Em quais momentos do dia você se sente mais atento e disposto?
Sim! Todos nós temos as horas mais produtivas e menos produtivas do dia. Por isso, use seus horários de maior concentração para fazer aquelas tarefas mais difíceis ou que exijam maior esforço.
Deixe as tarefas mais simples e leves para quando sua produtividade não tão alta assim.
Identificar seus horários produtivos vai te ajudar a se organizar melhor, cumprir as tarefas com mais qualidade e até diminuir a ansiedade antes de realizar a atividade.
PROCRASTINAÇÃO NÃO!
Qual a sua maior procrastinação? Celular? Redes sociais? Mensagens? E-mails?
Qual coisa te faz parar o tempo todo? “Há, preciso checar o e-mail”, “vou responder as mensagens no WhatsApp bem rápido”, “deixa eu dar só uma olhadinha nos storys do Instagram”…
É claro que interrupções e imprevistos podem acontecer, mas não estamos falando deles, mas da procrastinação que te impede de ser mais produtivo no trabalho e entregar resultados melhores.
Por mais que você trabalhe bem sob pressão, a procrastinação e as interrupções roubam minutos – ou até horas – preciosas do seu dia e desfocam sua atenção.
Dica:
- Técnica de Pomodoro – Ideal para estimular o foco e agilidade cerebral. Separe as tarefas do dia e faça-as em blocos de 25 minutos. Trabalhe nelas ininterruptamente durante esse período e, após o primeiro, ciclo descanse 5 minutos. Depois disso, a cada 4 ciclos faça pausas maiores para oxigenar o cérebro.
- Aplicativos de organização de tarefas: Trello, Google agenda, Asana, Spark, Evernote, entre outros.
Pegue essas dicas e seja mais produtivo no trabalho com atitudes simples, mas que tem o potencial de mudar a maneira como você realiza suas tarefas no dia a dia.
