O Enterprise Resource Planning é a sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais. Basicamente, um sistema ERP coleta e organiza informações de determinado setor ou empresa, para que, com isso, dados sejam analisados e processos sejam otimizados.
Melhorar fluxos, reduzir custos, identificar e prevenir erros, entre outros, são os principais motivos que levam empresas a utilizarem esses sistemas.
Pequenas, média e grandes empresas podem usufruir dos benefícios de um ERP para sua gestão de estágio. A pequena empresa pode acompanhar e registrar sua evolução à medida que gera inteligência sobre o negócio; as médias empresas também aprendem com os dados e podem otimizar seus processos e atuar estrategicamente.
Já para as empresas de grande porte, além dos citados anteriormente, outro benefício é a organização de dados e previsibilidade de ações.
Veja agora 4 vantagens de um Sistema ERP para gestão de estágio da sua empresa.
ERP PARA CENTRALIZAR INFORMAÇÕES
Os dados são o novo petróleo! Já ouviu essa frase? Segundo afirmou Ajay Banga, CEO da Mastercard, “a diferença é que o petróleo vai acabar um dia. Os dados, não“.
Por isso, é cada vez mais necessário ter ferramentas que coletam e organizam dados precisos. Tê-los todos em um único lugar facilita o encontro e análise dessas informações, otimizando tempo e dinheiro.
Para a gestão de estágio, é muito interessante que o agente integrador de estágio tenha fácil acesso a informações como quantidade de estagiários ativos da empresa ou rescisões do semestre seguinte. Esses dados são frequentemente solicitados pelas empresas.
MENOR CUSTO
A redução de custos ao utilizar um sistema ERP se dá justamente pelo ponto anterior. Com todas as informações e ferramentas em um único lugar, reduz-se bastante a contração de sistemas adicionais.
Sem falar que um ERP simples e enxuto reduz os gargalos operacionais, possibilitando que os profissionais de RH atuem de forma mais estratégica.
Saiba mais sobre a reinvenção do RH na Era da Inovação!
No caso da gestão de estágio, em que há uma Lei específica, um sistema ERP que inclua todos os processos, da contratação à rescisão do estagiário, poupa tempo do RH ou empresa que está utilizando. A fácilCON trabalha, por exemplo, contemplando todas as particularidades da contratação, a gestão, até o encerramento dos contratos de estágio.
Dessa forma, com uma única ferramenta, o gestor de RH controla melhor o setor, desburocratiza as tarefas repetitivas e ainda tem dados a disposição para tomar decisões assertivas.
ACESSO REMOTO
Na década de 60, Marshall Mcluhan já falava sobre o conceito do mundo globalizado e conectado entre si. Vivemos isso agora, em uma realidade onde as distâncias “diminuíram”, o conhecimento é criado e compartilhado na velocidade da luz, e o fluxo de informação é absurdamente rápido.
Um ERP dá essa flexibilidade do acesso remoto tão conveniente hoje em dia. Profissionais de RH, agentes integradores de estágio e empresas podem acessar seu dashboard de qualquer lugar do mundo, por qualquer dispositivo, otimizando tempo e agilizando decisões.
Para a dinâmica do mercado atual essa é uma vantagem extremamente importante.
INFORMAÇÕES E RESPOSTAS RÁPIDAS
O desenvolvimento acelerado da tecnologia transformou a sociedade, fazendo com que as interações sejam constantes. Isso mudou a dinâmica nas empresas e o tempo de resposta ao cliente reduziu muito.
Com um sistema ERP, esse tempo de resposta é bem menor devido aos fatores citados acima: as informações já estão em um só lugar, fáceis de encontrar e personalizáveis. Por isso, relatórios financeiros, informações frequentemente solicitadas, o raio X do setor e dados para tomar decisões estão à disposição em poucos cliques.
O ERP se adequa perfeitamente a necessidade de dinamismo, concisão e agilidade que precisamos no RH hoje.
Saiba mais sobre o RH 3.0: o que é e quais são as tendências para o futuro dos recursos humanos
Dessa forma, o setor acompanha as tendências trazidas pela tecnologia, melhora seus processos e tem ferramentas capazes de atender às novas demandas do mercado.
