Seja no recrutamento e seleção de pessoas, mapeamento de perfil comportamental de candidatos, avaliações de desempenho ou automação de processos burocráticos, o uso da tecnologia no setor de RH já é uma realidade.
Empresas que desejam se manter atualizadas e a frente das mudanças constantes trazidas pelo desenvolvimento de novas tecnologias – que afetam o mercado – precisam dar importância as ferramentas que podem aprimorar processos.
Saiba porque utilizar tecnologia no setor de RH é tão importante e em quais setores ela pode ser aplicada.
Por que os dados são importantes?
A pesquisa da Glassdoor Economic Researsh em 25 países sobre o tempo que as empresas levam para contratar, mostrou que o Brasil é o país que mais demora no processo de contratação.
Hoje há muitas opções de tecnologia, softwares e aplicativos para o setor de Recursos Humanos, desde de aplicativos de ponto eletrônico até sistemas de recrutamento, seleção e gestão.
Dessa forma, o RH da empresa fica não só mais simples, mas mais estratégico, já que é possível coletar e analisar indicadores com mais precisão. Hoje fala-se sobre RH 3.0:
“O RH tem se tornado partner na gestão das organizações. Esse setor agora é integrado às demais áreas das empresas, pois seu objetivo é mediar as relações, solucionar conflitos, favorecer a produtividade e gerir pessoas através do seu desenvolvimento.”
Saiba mais sobre o RH 3.0: o que é e quais são as tendências para o futuro dos recursos humanos.
Em que áreas utilizar dados e tecnologia no RH?
Automação de processos
A automação de processos burocráticos deixa o fluxo de trabalho do RH mais rápido e eficiente, facilitando o cotidiano do profissional de RH e liberando-o para focar em atividades mais estratégicas.
É possível automatizar o fechamento da folha de pagamento, o cálculo de férias, o pagamento de impostos, entre outros.
O Sistema fácilCON, por exemplo, automatiza o cálculo de férias dos estagiários, a elaboração de documentos como rescisão, TCE e aditivos, geração de relatórios financeiros etc.
Planejamento
Com um software de gestão para RH também é possível ter dados compilados e precisos sobre contratações, demissões e rescisões de contrato. Dessa forma, o planejamento de novas contratações fica mais previsível.
No caso do estágio, em que há um limite máximo de tempo que o estagiário pode ficar na mesma empresa, é essencial ter controle sobre esse processo para planejar as contratações e fazer as rescisões dentro do prazo estabelecido pela Lei de Estágio.
Integração dos dados e inteligência
Uma das grandes vantagens de utilizar dados no setor de RH é gerar inteligência para o setor. Dados sobre produtividade, perfil dos funcionários ou clientes e desempenho da equipe são extremamente importantes para planejar e executar ações de melhoria para o setor.
É muito mais simples de identificar falhas nos processos e fluxo de trabalho, e corrigi-las, quando há dados disponíveis para comprovar isso.
Por isso é tão importante utilizar a tecnologia no setor de RH cada vez mais.
Inovação
Inovar e se reinventar são necessidades constantes de todas as empresas que desejam acompanhar as transformações causadas pela tecnologia.
Softwares e aplicativos são ótimas ferramentas de inovação para uma equipe de RH. Assim, o tempo é otimizado, os processos, fluxos e gestão melhorados.
Veja mais sobre a reinvenção do RH na Era da Inovação.
