Tecnologia no setor de RH

Seja no recrutamento e seleção de pessoas, mapeamento de perfil comportamental de candidatos, avaliações de desempenho ou automação de processos burocráticos, o uso da tecnologia no setor de RH já é uma realidade.

Empresas que desejam se manter atualizadas e a frente das mudanças constantes trazidas pelo desenvolvimento de novas tecnologias – que afetam o mercado – precisam dar importância as ferramentas que podem aprimorar processos.

Saiba porque utilizar tecnologia no setor de RH é tão importante e em quais setores ela pode ser aplicada.

Por que os dados são importantes?

A pesquisa da Glassdoor Economic Researsh em 25 países sobre o tempo que as empresas levam para contratar, mostrou que o Brasil é o país que mais demora no processo de contratação.

Hoje há muitas opções de tecnologia, softwares e aplicativos para o setor de Recursos Humanos, desde de aplicativos de ponto eletrônico até sistemas de recrutamento, seleção e gestão.

Dessa forma, o RH da empresa fica não só mais simples, mas mais estratégico, já que é possível coletar e analisar indicadores com mais precisão. Hoje fala-se sobre RH 3.0:

“O RH tem se tornado partner na gestão das organizações. Esse setor agora é integrado às demais áreas das empresas, pois seu objetivo é mediar as relações, solucionar conflitos, favorecer a produtividade e gerir pessoas através do seu desenvolvimento.”

Saiba mais sobre o RH 3.0: o que é e quais são as tendências para o futuro dos recursos humanos.

Em que áreas utilizar dados e tecnologia no RH?

Automação de processos

A automação de processos burocráticos deixa o fluxo de trabalho do RH mais rápido e eficiente, facilitando o cotidiano do profissional de RH e liberando-o para focar em atividades mais estratégicas.

É possível automatizar o fechamento da folha de pagamento, o cálculo de férias, o pagamento de impostos, entre outros.

O Sistema fácilCON, por exemplo, automatiza o cálculo de férias dos estagiários, a elaboração de documentos como rescisão, TCE e aditivos, geração de relatórios financeiros etc.

Planejamento

Com um software de gestão para RH também é possível ter dados compilados e precisos sobre contratações, demissões e rescisões de contrato. Dessa forma, o planejamento de novas contratações fica mais previsível.

No caso do estágio, em que há um limite máximo de tempo que o estagiário pode ficar na mesma empresa, é essencial ter controle sobre esse processo para planejar as contratações e fazer as rescisões dentro do prazo estabelecido pela Lei de Estágio.

Integração dos dados e inteligência

Uma das grandes vantagens de utilizar dados no setor de RH é gerar inteligência para o setor. Dados sobre produtividade, perfil dos funcionários ou clientes e desempenho da equipe são extremamente importantes para planejar e executar ações de melhoria para o setor.

É muito mais simples de identificar falhas nos processos e fluxo de trabalho, e corrigi-las, quando há dados disponíveis para comprovar isso.

Por isso é tão importante utilizar a tecnologia no setor de RH cada vez mais.

Inovação

Inovar e se reinventar são necessidades constantes de todas as empresas que desejam acompanhar as transformações causadas pela tecnologia.

Softwares e aplicativos são ótimas ferramentas de inovação para uma equipe de RH. Assim, o tempo é otimizado, os processos, fluxos e gestão melhorados.

Veja mais sobre a reinvenção do RH na Era da Inovação.

logo fácilcon
Solicite sua demonstração gratuita aqui.
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s