RH 3.0: o que é e quais são as tendências para o futuro dos recursos humanos

“O mundo corporativo atual já reconheceu a importância do papel de um RH estratégico nas empresas. O setor que já foi considerado meramente administrativo, hoje atua diretamente nos negócios e tem influência nos processos decisórios da alta gestão”.

Em um dos nossos posts aqui, a psicóloga e RH, Tacyane Zocche falou sobre a reinvenção do RH na Era da Inovação. Ela apontou justamente para o que o conceito de RH 3.0 fala: o profissional de recursos humanos participa de forma estratégica na gestão da empresa.

Mas, de que maneira ele pode ser um profissional estratégico? Quais são as tendências de RH para o futuro? Vamos entender melhor.

O RH no passado

Desde a época da Revolução Industrial, a profissão de Recursos Humanos – e milhares de outras – vem sofrendo transformações para atender aos novos conceitos e demandas das organizações.

Antes, o RH carregava o estigma de ser o setor “das demissões”, e estava muito limitado a processos antigos, além de ser sempre dependente das decisões estabelecidas por seus superiores. Isso restringia muito a sua atuação e deixava pouco espaço para inovação. Achar soluções criativas era quase impossível.

Veja também qual a competência que te coloca a frente dos outros profissionais de Recursos Humanos.

RH 3.0

O RH tem se tornado partner na gestão das organizações. Esse setor agora é integrado às demais áreas das empresas, pois seu objetivo é mediar as relações, solucionar conflitos, favorecer a produtividade e gerir pessoas através do seu desenvolvimento.

O RH 3.0 é fruto da transformação causada pelas novas tecnologias. Assim como muitas outras áreas afetadas por ela, o RH 3.0 nada mais é do que aquele que combina essas novas tecnologias com gestão de RH.

Isso vem sendo alcançado com o uso de softwares de gestão de pessoal, de recrutamento e seleção, triagem de currículos, automação de diversos processos, como o de folha de pagamentos etc.

Os softwares são só uma parte inicial do que é um RH 3.0. A principal característica é a mudança na concepção desse setor como aquele cuja especialidade é gerir pessoas, identificando habilidades e competências, e como elas podem ser inseridas, reinseridas ou integradas às organizações.

3 tendências para o RH do futuro

1. Big Data

A coleta, análise e uso de dados para tomar decisões é o futuro do RH. É cada vez mais comum que RHs tenham uma gama de dados e informações que podem ser cruzadas e utilizadas para fins de contratação, avaliação, aprimoramento de setores etc. Decisões baseadas em dados dão mais segurança e credibilidade aos processos.

2. Gamificação

Aplicar a dinâmica de jogos na área de RH é uma tendência inovadora. Gamificar processos já é uma realidade em muitas empresas e em diversas áreas. Nos recursos humanos, essa prática pode aumentar o engajamento dos profissionais, tornando avaliações de desempenho, rankings e feedbacks ainda mais atrativos. Além de despertar a curiosidade de novos candidatos nos processos de recrutamento e seleção, testes de perfil, entre outros. Vale a pena ficar de olho!

3. Novas Tecnologias

A utilização de softwares de gestão e automação é uma tendência no RH. O trabalho burocrático pode ser feito pelas máquina, enquanto o trabalho criativo e estratégico fica a cargo do profissional. Além disso, essas ferramentas aumentam a produtividade e diminuem consideravelmente o índice de erros nos processos.

Veja também 5 Ted Talks que todo profissional de RH precisa ver.

Tudo isso é uma vantagem competitiva para as empresas. E quanto mais ferramentas ele dispor para alcançar os objetivos, mas eficiente será em seu trabalho.

logo fácilcon
Solicite sua demonstração gratuita aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s