Dia do Estagiário | Eles querem mais do que um salário alto

“Deve ter sido o estagiário!”

Quem nunca ouviu ou até mesmo falou essa frase para se referir a algum erro – bobo ou não – que aconteceu na empresa? Brincadeiras a parte, a verdade é que hoje, no Brasil, existem cerca de 24 milhões de jovens de 18 a 24 anos que querem muito mais do que salários altos, segundo um estudo da CNDL, do SPC Brasil e do Sebrae.

jovens formandos

O estudo mostrou que, para 42% dos jovens de 18 e 24 anos, o principal fator de sucesso é trabalhar com o que gosta. Depois vem equilibrar trabalho e vida pessoal (39%), seguido pelo reconhecido pelo que faz (32%), e só em último lugar ficou o quesito ganhar bem (31%). Imagine o que pensam os mais novos? Arriscamos dizer que não é muito diferente.

Então, como as empresas podem se preparar e aproveitar isso?

Contrate o perfil certo

Neste Dia do Estagiário, a primeira constatação que fazemos é que, apesar desses jovens precisarem da experiência e estarem ainda no começo de suas carreiras, o quanto antes as empresas identificarem suas aptidões e contratarem o perfil certo para a empresa, visando o que aquele jovem pode se tornar, mais chances há de efetivar um profissional que entenda a cultura da sua empresa.

E, ainda que ele não seja efetivado, formar um jovem profissional na sua empresa também pode contribuir para o crescimento da sua área de atuação. Afinal, são eles que assumirão os cargos de presidência e gerência no futuro. Falamos disso no primeiro post aqui do blog: As 4 principais vantagens de ter estagiário.

Motivação certa

Todos nós temos algo que nos motiva mais. Sabendo que, para a maioria dos jovens hoje um salário alto não é tudo, motive seus estagiários (e porque não os membros da sua equipe) da forma certa, fazendo-os parte da empresa, porque são!

Ao sentirem-se parte, estão motivados para contribuir. Além disso, não podemos subestimar a capacidade e rapidez de aprendizagem deles, e a possibilidade de trazerem novas ideias, pensarem fora da caixa e acharem soluções. Veja mais 5 coisas que você precisa saber na hora de contratar um estagiário.

Vantagens financeiras: menos encargos

Fora tudo isso, a Lei de Estágio estabelece os direitos e deveres dos estagiários, das empresas e das instituições de ensino. Como o objetivo fundamental do estágio é o aprendizado do estudante, e essa atividade não gera vínculo empregatício, não há encargos trabalhistas como na CLT.

As exigências principais são: a elaboração do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), indicar um supervisor, contratar um seguro contra acidentes pessoais, fazer as avaliações semestrais exigidas pelas Instituições de Ensino, e manter esses documentos à disposição da fiscalização sempre que solicitado.

Combinar esses fatores, ter de jovens com o perfil certo para sua empresa, motivados corretamente, e ainda com um custo menor, é um investimento naqueles que podem se tornar grandes líderes formados na sua empresa. Além, é claro, da oportunidade de nutrir pessoas que logo estarão no mercado de trabalho.

Veja outras 16 dicas sobre estágio para a sua empresa.

logo fácilcon
Para saber sobre como fazer uma gestão eficaz dos seus Contratos de Estágio, acesse nosso site!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s