Como extrair insights a partir de dados

como extrair insights a partir de dados

O que é insight?

“Compreensão súbita de alguma coisa ou determinada situação”.

Ou seja, ter um insight significa ter a perspicácia de compreender algo ou uma situação, gerando esclarecimento sobre alguma questão/problema.

Estamos na Era da Inovação, onde os profissionais serão cada vez mais exigidos por sua capacidade de análise, criatividade e resolução de problemas. Portanto, análise e interpretação de dados é um ótimo caminho para gerar insights importantes para qualquer negócio/atividade.

Como usar dados ao meu favor?

Veja este exemplo de como usar dados para tomar decisões estratégicas e assertivas na área de RH:

“Uma determinada unidade da Adtalem estava apresentando uma taxa de rotatividade de pessoas acima da média. Fomos avaliar os números e notamos que estava ocorrendo um índice maior de demissões, pois os perfis contratados não correspondiam às expectativas para os cargos. Com isso em mãos fica fácil entender que há um problema no processo de seleção, e aí sabemos onde temos que atuar.” 

Trecho do artigo “Os dados invadiram o RH. Ainda bem!“, de Deborah Lia Oliveira Araujo

Tomando como exemplo o Sistema fácilCON, os gráficos sobre o setor de estágio da empresa são atualizados automaticamente do dashboard. Isso facilita o encontro das informações, tornando mais simples de interpretá-las. Assim, a análise e extração de insights dos dados será melhor e mais rápida.

Por exemplo, o gráfico de Rescisões . Que tipo de insight posso tirar dessas informações?

No gráfico, é possível saber quando e quantos contratos irão vencer. Isso é importante para programar novas contratações com antecedência, diminuindo o tempo e facilitando o processo.

Gráfico Rescisões | Sistema fácilCON
Gráfico Rescisões | Sistema fácilCON

Outro insight que pode ser extraído é a partir do novo gráfico Novos TCEs. O RH/Empresa tem a informação de quantos estagiários foram contratados ao longo de seis meses. Esses dados podem levantar discussões como:

  • Aumentamos ou diminuímos as contratações? Por quê?
  • Cruzar os dados desse gráfico com o gráfico de Setores, assim é possível entender em qual setor há mais contratações e o porquê.
Gráfico Novos TCE's | Sistema fácilCON
Gráfico Novos TCE’s | Sistema fácilCON
Gráfico de Nível de Escolaridade | Sistema fácilCON

Com o gráfico de Escolaridade é possível programar ações com estagiários de acordo com a faixa etária e interesses relacionados aos estudantes. A empresa pode promover palestras, workshops ou eventos baseados no público que tem, alinhando com seus objetivos.

Dicas para coletar, organizar e analisar dados

  1. Defina seu objetivo: o que quero saber? De quais informações preciso? – O Google Forms é uma das formas mais simples de criar formulários para coletar dados a respeito dos seus clientes/público. Ele também organiza esses dados já em forma de gráficos, o que facilita bastante de na hora de analisá-los.
  2. Colete dados: pesquisas internas, formulários, ferramentas de mineração e pesquisa de dados.
  3. Organização: planilhas em Excel, gráficos ou esquemas gráficos podem ajudar a visualizar os dados com maior organização.
  4. Análise: algumas ferramentas pagas já fornecem algumas conclusões sobre os dados que fornecem, mas nada substitui a visão dos especialistas, gerentes e pessoas envolvidas diretamente com o setor em análise.

Use a tecnologia a seu favor!

logo fácilcon

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s