Softwares de gestão e a automação: ameaça ao emprego ou oportunidade?

Você se lembra da última vez que teve de elaborar relatórios gigantes em Excel? Ou já utiliza softwares de gestão e automação para isso? Vamos voltar ainda mais no tempo. Dependendo da sua idade, talvez você se lembre de quando as telas grandes dos computadores antigos foi substituída pelos monitores finos, de LED. Ou mesmo se recorde da TV de tubo sendo trocada pelas telas ultrafinas em HD. Naquela época, quem diria que isso seria possível. Mas, hoje, vemos o quanto essas e outras tecnologias melhoraram nossa vida.

softwares de automação são ameaça para emprego?

Você se lembra da última vez que teve de elaborar relatórios gigantes em Excel? Ou já utiliza softwares de gestão e automação para isso? Vamos voltar ainda mais no tempo. Dependendo da sua idade, talvez você se lembre de quando as telas grandes dos computadores antigos foi substituída pelos monitores finos, de LED. Ou mesmo se recorde da TV de tubo sendo trocada pelas telas ultrafinas em HD. Naquela época, quem diria que isso seria possível. Mas, hoje, vemos o quanto essas e outras tecnologias melhoraram nossa vida.

Segundo a última pesquisa da consultoria McKinsey, 14% dos postos de trabalho atuais – ou 15,7 milhões de vagas – podem desaparecer até 2030 só no Brasil. O quanto isso afeta o emprego como conhecemos hoje? O que fazer? Será que os softwares e as máquinas tomarão o lugar do homem?

A automação vai acabar com os empregos?          

Sim! Mas, calma! Não queremos ser apocalípticos e negativos quanto ao que a tecnologia pode oferecer. A automação não acabará com todos os empregos, mas, sim, acabará com alguns. Entre os mais suscetíveis a extinção estão aqueles que envolvem atividades físicas, como operar máquinas ou preparar refeições em fast-food. Isso já acontece nas indústrias, e nem vamos começar a falar sobre o autoatendimento na hora de fazer o pedido em algum  restaurante (principalmente os fast food).

Coletar e processar dados são categorias de atividades em que as máquinas saem na frente. Basta lembrar do Google: seus robôs vasculham – literalmente – a internet, indexando todos os tipos de páginas! O ser humano não tem essa capacidade. Portanto, segundo a pesquisa, isso “pode levar à eliminação de grandes quantidades de mão de obra – por exemplo, em originação de crédito imobiliário, assistência jurídica, contabilidade e processamento de transações de back-office.

E AGORA???

Não desanime! Mesmo que algumas funções sejam substituídas, outras irão surgir. É claro que isso envolve fatores como crescimento econômico, inovação e investimento suficientes para que criação de novos empregos compense os impactos da automação.

Mas, não é assim tão ruim, vai! É só pensar que há 20 anos atrás não existiam profissões como: analista de mídias sociais – não sei se você sabe, mas o Facebook só tem 14 aninhos! – advogado especialista em direito eletrônico, engenheiro de segurança da rede, desenvolvedor de aplicativos, gerente de sustentabilidade, e muitas outras!

O mercado de trabalho se adequa e até exige novas habilidades conforme as mudanças ocorrem. Esse é, na verdade, o real desafio: ser uma mão de obra qualificada para essas novas funções.

Softwares de gestão x habilidades sociais

“Estimamos que 75 a 375 milhões de pessoas talvez precisem mudar de categoria ocupacional e aprender novas habilidades.” – Relatório McKinsey Global Institute

Agora é a hora de se reinventar!

Isso porque o resultado de ter softwares de gestão que façam todo o trabalho de compilação de dados, assim como as novas tecnologias, elevarão a produtividade das empresas e profissionais. A consequência disso é a demanda cada vez maior por “empregos que envolvem gestão de pessoas, aplicação de expertise e interações sociais, onde as máquinas ainda não conseguem reproduzir a performance humana“. Sim, sempre seremos insubstituíveis em algumas funções.

Por exemplo, o sistema fácilCON é um software de gestão de estagiários desenvolvido justamente para automatizar processos como: elaboração de TCEs, aditivos, folhas de pagamento e rescisão de contrato, avaliações, cálculo de férias,  além de mostrar relatórios e gráficos sobre esse setor da empresa.

O BI é fundamental para fomentar decisões assertivas. O objetivo é fazer tudo isso mais rápido e sem erros, para que a empresa agilize a sua gestão de forma completa.

Entretanto, todos os dados, gráficos e facilidades disponíveis, não substituem a capacidade de interpretá-los e utilizá-los para aplicar em estratégias para o negócio. Essa é uma das grandes facilidades em automatizar e utilizar um sistema de gestão na sua empresa.

“Os trabalhadores do futuro passarão mais tempo em atividades nas quais as máquinas são menos capazes, como gerenciar funcionários, aplicar expertisee comunicar-se com outras pessoas”. – Relatório McKinsey Global Institute

Mais do que nunca, as habilidades sociais e emocionais, assim como a criatividade e lógica, passarão a ser requisitos fundamentais para os profissionais do futuro.

Portanto, abra a cabeça!

Diante de transformações inevitáveis, o melhor a se fazer é entender o cenário futuro e preparar-se para ele. Encarar e “abraçar” as inovações tecnológicas e facilidades trazidas pela tecnologia, geram crescimento econômico, dinamismo e pioneirismo para quem muda o mindset.

“E as empresas?”

Saem na frente aquelas empresas que percebem, o quanto antes, a importância de utilizar aquilo que a tecnologia tem de melhor. Veja mais sobre o assunto Cultura de Inovação. Além, claro, de incentivarem seus profissionais a adquirirem novas habilidades e de aprimorarem seus conhecimentos.

O incentivo ao estudo e a cursos de atualização vão gerar novos talentos e criar profissionais cada vez mais preparados para assumirem essas novas funções em longo prazo.

logo fáicilCON

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s