Cultura de inovação

Segundo o dicionário, um dos significados de cultura é:

“O conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social.”

Apesar de o dicionário definir inovação como “aquilo que é novo, coisa nova, novidade”, quando juntamos os dois termos, “cultura de inovação”, o sentido é ampliado. Inovação aqui não tem a ver necessariamente com a novidade, mas com a aplicação dessa “novidade” num contexto específico, que gere resultados no ambiente empresarial.

Portanto, a cultura de inovação significa cultivar um ambiente propício para o surgimento de ideias inovadoras. 

Qual a importância da cultura de inovação?

“As empresas também devem passar pelo mesmo processo: antes que fiquem ultrapassadas, elas devem buscar inovações constantes do mercado, para não ficarem para trás em relação à concorrência” (Guia do empreendedor).

E isso não diz respeito apenas a mudanças materiais, mas também a mudanças de mindset, renovação de princípios, valores, missão, normas internas da empresa. Isso é estar em constante adaptação e inovação, permitindo que o negócio se revitalize e, consequentemente, continue crescendo. 

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostrou que apenas 1,7%, entre mais de 72 mil empresas com mais de dez funcionários, se preocupam com a cultura de inovação. Apesar disso, elas são responsáveis por 25,9% do faturamento da indústria no Brasil, e por 13,2% da geração de empregos.

Enxergar essa renovação como uma possibilidade de se destacar num mercado cada vez mais competitivo, com grandes marcas e clientes exigentes, pode ser fundamental para o sucesso de um negócio. E quando falamos de sucesso, vamos além da questão financeira. A maneira como seu cliente percebe e reconhece sua marca – branding -, e também como os seus colaboradores a enxergam faz parte desse sucesso.

Por isso, as mudanças podem vir tanto por meio de um produto novo, como através de alterações no cotidiano. Isso faz total diferença na hora de construir uma cultura organizacional que tenha a alma da sua empresa.

Como implementar uma cultura de inovação?

A partir de um olhar atento para o seu negócio, é possível descobrir em que áreas ou setores as mudanças podem ser implementadas. Para visualizar melhor, há muitas ferramentas de gestão que podem ajudar, como a análise SWOT ou mesmo o método 5W2H (sigla em inglês para: “o que, onde, por que, quando, quem, como e quanto?”). Ao responder essas perguntas, você pode traçar um plano de ação simples para dar o start nas mudanças necessárias.

Lembrando que a inovação pode ser tanto com novos produtos, processos de produção ou serviços, como também nos trâmites internos da empresa, gestão de funcionários, financeira ou investimento em treinamentos, por exemplo.

Na prática, isso quer dizer:

  • Ouça pessoas que têm ideias novas (mesmo que pareçam estranhas inicialmente).
  • Incentive a formação de um ambiente onde todos possam expressar suas ideias, propor soluções e trocar conhecimento entre si.
  • Incentive talentos, destaque individualidades e aplauda conquistas. Dê o mérito a quem propôs uma mudança de sucesso. Isso mostrará para a equipe que elas também podem ser reconhecidas por trabalhos inovadores.
  • O ambiente de trabalho precisa ser inspirador e ter ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de ideias.
  • Não tenha medo de errar. Arrisque-se a pensar fora da caixa. Recupere o brilho nos olhos que o fez querer ser empreendedor no início.
  • Tenha um plano estratégico. Planeje o que deseja atingir em cada setor da empresa.
  • Mensure os resultados. As formas para fazer isso são diferentes de acordo com cada negócio e objetivo traçado.

Essas modificações serão percebidas por todos, criarão um cenário animador, promissor e encorajador. A fácilCON foi criada com o objetivo de ser uma ferramenta disruptiva, que possibilite mais facilidade e controle nos processos de gestão de estagiários.

A partir de anos de experiência no mercado de estágio, vimos uma oportunidade de inovar através de um software de gestão completo e simples de usar. Tanto para empresas/pessoas que já trabalham com estagiários, quanto para quem pretende iniciar e não sabe como.

logo fáicilCON

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s