Como fazer um bom planejamento anual para realizar em 2019!

Começo de ano é sempre hora de fazer muitas promessas. “Esse ano vou emagrecer!”, ou “esse ano vou entrar na academia!”, quem nunca? Mas e realizá-las? Como fazer um planejamento anual que dá vontade de cumprir?

Planejamento e ação pode ser o que falta para que você consiga tirar suas meta do papel. Sejam elas a curto, médio ou longo prazo, relacionadas ao trabalho ou a vida pessoal. Vamos te dar dicas práticas para te ajudar a realizar mais em 2019.

O TAL DO PROPÓSITO REALMENTE IMPORTA NO PLANEJAMENTO

Calma, essa não será uma sessão de coaching, mas precisamos falar sobre o propósito do seu planejamento anual. Não há por que planejar se não se sabe ainda o propósito desejado com aquilo, certo? Saiba exatamente qual/quais as suas motivações para esse ano. Crie expectativas reais e ousadas, anote e visualize.

Na prática, isso significa se perguntar: “o que é sucesso pra mim nesse ano?”

Sua resposta pode ser querer trabalhar menos horas por dia e passar mais tempo com a família, conseguir mais clientes, ou trabalhar de qualquer lugar do mundo. Respondendo a isso você tem um propósito que tem a ver com a sua personalidade e com o que você enxerga como sucesso.

Sabe por que isso é tão importante? Saber seu propósito vai te ajudar a tomar decisões ao longo do caminho e, melhor ainda, vai te motivar a não parar quando os obstáculos vierem. Você pensará várias vezes antes de desistir de algo só porque encontrou um problema.

O trilho do propósito te ajuda a não sair tão facilmente do caminho no meio da tempestade.

Noooooooooossa! Brincadeiras á parte, se você nunca pensou sobre isso, te desafiamos a começar esse ano de forma diferente, e ver o quanto será positivo.

DEFINA METAS GRANDES

Com seu propósito em mãos, é hora de definir metas. O que aconteceria se você dobrasse sua meta de vendas para esse ano, por exemplo? Inicialmente, nada.

Mas, internamente, você já tem um alvo claro e grande para perseguir. Mas, seja realista, ok? Não queremos ninguém alcançando seu propósito em detrimento da vida pessoal, do tempo com a família ou da saúde. Ai não vale a pena, certo?

Se sua meta não é possível para esse ano, tudo bem, coloque-a na lista das de longo prazo. Contanto que você não esqueça dela, nem pare de trabalhar por aquilo, está tudo ok!

DEFINA PEQUENAS METAS MENSAIS E DIÁRIAS

Agora é hora de por em prática tudo o que você anotou como propósito e metas. Como? Listando o que fazer para alcançá-las. Defina para cada mês o que você deve fazer para chegar mais perto do seu objetivo anual.

Para melhorar ainda mais sua organização, defina tarefas diárias. Um dica: liste seus afazeres diários em tarefas importantes e urgentes. Assim você saberá dar prioridade ao que DEVE ser feito naquele momento, e o que pode esperar.

Por exemplo, se você quer mais clientes para sua empresa, então sabe que precisa prospectar mais e melhor. Talvez na sua lista de tarefas mensais seja preciso definir quantas ligações/e-mails/conversas você precisa ter, e na lista de tarefas diárias, um horário para mandar esses e-mails ou fazer ligações, pois isso te levará para mais perto do seu objetivo.

AND TAKE A BREAK!

Não esqueça de descansar. Estudos científicos já comprovaram que alternar momentos de muita concentração com momentos de descanso aumentam a produtividade. Use o método que funciona melhor para você. Pode ser a Técnica do Pomodoro ou a Regra dos 52/17, contato que você faça esses intervalos programados. Já existem vários aplicativos que te ajudarão a programar seus momentos de relaxamento. No final deste post demos várias dicas de apps para gestão de tempo e tarefas.

E OS OBSTÁCULOS?

Podemos falar sem medo de errar que eles virão! Mas, calma, isso não deveria te desanimar, mas sim te deixar alerta. Quando eles vierem, supere-os. Simples assim! Afinal de contas, você já sabe o seu propósito e suas metas anuais mesmo, então não vai ser qualquer coisa que te fará parar.

Entretanto, há obstáculos comuns que podem ameaçar seu plano anual, são eles:

  • Falta de gerenciamento de tempo

“O Tempo é o nosso recurso mais escasso e deveria ser o mais valorizado e aproveitado (…)” Peter Drucker.

Atitudes como as que falamos, conhecer seu propósito, estabelecer metas anuais, diárias, já são um ótimo começo para organizar prioridades. Mas, no dia a dia, muitas coisas acontecem, inclusive imprevistos. Eles só não podem te parar.

Seja realista com a sua produtividade hoje e trabalhe para aumentá-la gradativamente. Saiba, EXATAMENTE, quanto tempo você leva para fazer determinada tarefa, não importa se hoje isso é muito. Só o fato de SABER o tempo gasto nisso já te dá uma ideia do quanto diminuir.

  • Falta de clareza financeira

Xiii…ta aí algo que muitos não sabem lidar. Ter clareza financeira significa saber suas despesas base, ou seja, aqueles boletos que virão “no matter what!”, seu pró labore ou salário, enfim, TUDO relacionado a sua empresa ou àquilo que você seja fazer.

Não delegue a parte financeira somente ao seu contador.  Tenha consciência e envolvimento com ela. A sua saúde financeira e emocional agradecem. Lide com esses obstáculos antes deles virarem grandes problemas!

SEJA PRODUTIVO, NÃO OCUPADO!

Quem nunca teve a sensação de passar uma manhã ou um dia inteiro apenas respondendo e-mails, WhatsApp ou ligações? Fazer muitas coisas ao mesmo tempo nem sempre significa que você é produtivo, mas sim ocupado. Ser produtivo é fazer o que DEVE ser feito, QUANDO deve ser feito.

Aqui vão algumas dicas de textos muito legais que falam sobre produtividade e como não ser escravo dela:

“As pessoas mais produtivas usam seu tempo de maneira mais eficiente e consciente, direcionando suas horas para as tarefas corretas e mais importantes.”

“Além da possibilidade de um burnout, cada segundo sem fazer nada “útil” lhe traz uma sensação de culpa. Acredite em mim: essa não é a sensação de uma pessoa produtiva.”

Dicas de APPs

  • Google Agenda – agenda compromissos, marca reuniões. Gratuito.
  • Trello – Organizador visual de tarefas, totalmente personalizável. Gratuito.
  • Toggl – Timer para tarefas. Possui versão gratuita.
  • Rescue Time – Para desktop. Ele registra quanto tempo você gasta em cada site. Possui versão gratuita.
  • Coffee Break – Apenas para MAC. Lembra a hora de fazer os intervalos combinados escurecendo a tela do computador e mostrando uma xícara de café na tela.
  • Time Out – Para Windows. Mesmo princípio do Coffee Break, só que em vez de aparecer a xícara de café, aprece uma pessoa meditando.

E para finalizar, como diria Tom Peters, teste rápido, falhe rápido (e sem medo!) e, claro, conserte rápido. Planeje, defina e AJA, mas não esqueça de descansar! Seu planejamento anual será brilhante e seus resultados melhores se você seguir essas dicas. 

logo fáicilCON

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s