Cinco coisas que você precisa saber na hora de contratar um estagiário

A decisão de contratar um estagiário pode gerar algumas dúvidas para aqueles que não conhecem sobre o mercado de estágio. Além das questões burocráticas específicas desse setor, vamos apresentar algumas vantagens de contar com esses profissionais no quadro de funcionários.

A falta de experiência pode ser compensada pela motivação, vontade e facilidade de aprender!

1. Eles têm motivação
Como estão no início de sua carreira profissional, os estagiários são motivados para aprender e fazer a diferença. O famoso “mostrar serviço” é algo que eles estão dispostos a fazer. Isso é bom para a empresa que contrata e para o estudante que tem a oportunidade de praticar aquilo que aprende na teoria.

2. Colaboração é um ponto forte
A geração Y, como são chamados os nascidos entre 1981 e 1994, tem preferência por empregos em que todos participam colaborativamente do trabalho. Assim, quando há sucesso em um projeto, ele é compartilhado e celebrado por todos. Isso é essencial para as empresas que desejam ter um ambiente profissional que estimule a cultura de inovação.

3. Renovação de ideias
A inexperiência de alguns estagiários pode ser superada pela renovação de ideias que profissionais mais jovens trazem. Diferente do pensamento mais engessado, que diz que o estagiário “não sabe nada”, eles possuem sim um bom repertório.

Por mais que não sejam especialistas em determinado assunto, eles têm habilidades e conhecimentos apreendidos com mais rapidez e sobre mais áreas. Isso se deve ao fato de já nascerem conectados a internet, terem acesso a muitas informações e facilidade de aprendizagem. Ponto importante a considerar na hora de contratar um estagiário.

4. Efetivar um estagiário formado na sua empresa
Aqui no blog nós já falamos sobre as vantagens de ter estagiários. Uma delas é poder efetivar um profissional formado pela sua empresa. Ele já está por dentro da cultura organizacional e conhece os valores do lugar. Além de estar motivado pela valorização do seu trabalho após efetivação. Outros pontos é poder formar os profissionais do futuro, fortalecendo, assim, o seu setor de atuação.

5. As questões técnicas

Contratar um estagiário e manter os contratos dentro do que a Lei 11.788 estabelece demanda conhecimento sobre essas regras. Como o estagiário não tem os mesmos direitos e deveres de um trabalhador CLT, não há, por exemplo, a obrigatoriedade de pagamento de tributos como INSS ou FGTS. Por outro lado, é obrigatório a contratação do seguro de vida.

Eles também não podem exceder certa quantidade de horas semanais trabalhadas, e têm direito a ter jornada reduzida quando estiverem em semana de avaliação na instituição de ensino onde estudam. Todas as diretrizes devem estar no Termo de Compromisso de estágio, que é o contrato do estagiário. Portanto, para não infringir a Lei e não sofrer penalidades, é preciso ficar atento aos requisitos para contratação.

logo fáicilCON

A fácilCON é especialista em gestão de todos os processos que envolvem a contratação de estagiário. Automatizamos desde a elaboração de TCEs, convênios, avaliações, até as rescisões dos contratos.

Além de todo o B.I para sua empresa, com informações relevantes como ativos, rescisões, gênero, escolaridade e setor onde o estagiário trabalha. Tudo em um sistema pensado para facilitar a burocracia, agilizando tarefas e aumentando a produtividade da sua empresa. Conheça!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s